segunda-feira, 25 de março de 2013

Mensagens de Artesão

                                       O Artesão!


Ao longo da história ,o homem sempre produziu objetos, artefatos para determinadas finalidades. Criam-se coisas para se servir utilitariamente delas ou para expressar-se diante da vida.

O homem serve-se de suas habilidades de criar para eternizar o momento histórico em que vive. Estas criações que contam a história da humanidade ao longo dos tempos são as obras de arte. Elas devem ser vistas integradas na cultura de um povo, pois ora retratam elementos do meio natural, ora expressam sentimentos religiosos, ora situações sociais,ora eterna beleza de cores e formas...

A arte não é, como às vezes se pensa, algo isolado das demais atividades humanas. Se algumas pessoas especiais possuem o toque mágico e único de tranformar matérias em objetos de deleite para nossos olhos e almas, como Aleijadinho, Picasso, Portinari, Drumond, Niemayer ou Bilac, outras lançam mão de habilidades mais populares para criar a sua arte _ o artesanato!

Hoje o artesanato tem o conceito mundial de" arte popular" e é patrimônio cultural de uma nação.

Olhe à sua volta!Ele está por toda parte!

Esta atitude de criar e aperfeiçoar constantemente é um dos registros do processo civilizatório pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a terra! 
E o que hoje é parte da nossa rotina diária, amanhã pode estar em museus, atestando hábitos, valores, medos, alegrias... contando nossa história!

O artesão merece ver sua criação em destaque, com o reconhecimento do valor de sua "arte popular". 
Não só o ceramista do norte de Minas,
a rendeira do Ceará e Santa Catarina, 
o tapeceiro de Diamantina,
o entalhador de pedra sabão de Catas Altas,
o escultor que une conchinhas no mar do Espírito Santo...
Também nós dos blogs de artesanato, em todas as suas lindas formas.
 

sábado, 16 de março de 2013



Ser ou Ter?




Nossa correria diária não nos deixa parar para perceber se o que temos já não é o suficiente para nossa vida. 
Nos preocupamos muito em TER: ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo.
Os anos vão passando, quando nos damos conta, esquecemos do mais importante que é VIVER e SER FELIZ! 
Muitas vezes para ser Feliz não é preciso Ter, o mais importante na vida é SER. 
 As pessoas precisam parar de correr atrás do Ter e começar a correr atrás do SER: Ser Amigo, Ser Amado, Ser Gente.  
Tenho certeza de que, quando SOMOS, ficamos muito mais Felizes do que quando Temos.
O SER leva uma vida para se conseguir e o Ter muitas vezes conseguimos logo. 
O SER não se acaba nem se perde com o tempo, mas o Ter pode terminar logo.
O SER é eterno, o Ter é passageiro. 
Mesmo que dure por muito tempo, pode não trazer a Felicidade... 
E é aí que vem o vazio na vida das pessoas... Por isso, tente sempre SER e não Ter. 
Assim você sentirá uma Felicidade sem preço! 
 Espero que você deixe de cobrar o que fez e o que não fez nos últimos anos e que você tente o mais importante:
 SER FELIZ

terça-feira, 5 de março de 2013

Navegando encontrei esta mensagem!!!!


Manual do Artesão


Uma vez ouvi um artesão dizer que, se pudesse, dedicaria todo o seu tempo para criar e trabalhar somente no que gostasse. Jamais se envolveria com vendas, clientes e mercado. Situações ideais como essa, que poucos como Michelangelo Buonarotti tiveram direito – um mecenas que lhe bancava – não existe mais.
Portanto, cuidado! O artesão que nutre esse pensamento tende a desaparecer ou desistir. A vontade de não ir à luta e ficar só fazendo o que gosta, isola e torna o artesão obsoleto.
A troca de experiência com outros artesãos é fundamental. Ser mais participativo pode significar um passo para o sucesso. É importante integrar um grupo, seja ele da internet ou de uma associação ou cooperativa. Pesquisar novos estilos e formas de expressão, visitar exposições e feiras, desenvolvem a observação estética. Vale a pena reservar parte do seu tempo para assimilar e, mais tarde, executar novas idéias.Tentar fazer, errar, refazer, se aprimorar. Isto faz parte do processo de criação de um produto ou, ainda, pode facilitar o artista a encontrar seu estilo. Afinal, não adianta fazer um produto já conhecido e “batido, só porque ele está na moda e vende. No mundo on line em que vivemos, o tempo de duração da moda é muito curto. Qualquer produto deve ter expressão própria e única.Mesmo se você fizer um espantalho seja pintura, pano ou outro material, você precisa pesquisar a expressão do olhar, imprimindo na obra a sua marca pessoal e não a da sua professora. A sua bijuteria também pode ter um componente a mais, modelado em fio de arame, prata, cerâmica que só você sabe fazer, responsável pelo diferencial da peça.
Sair da concha é observar o mundo, registrar para onde ele caminha e acompanhar as tendências, sem permitir que elas enevoem ou distorçam suas idéias.